segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Trem-Bala brasileiro

Para distâncias de até 650 km um trem com 300 km/h de velocidade média consegue ser mais rápido que um avião, já que o tempo de espera em uma sala de embarque de um aeroporto costuma ser de no mínimo 50 minutos. Caso tivéssemos um trem de alta velocidade (TAV) ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, gastaríamos cerca de 1 hora e 30 minutos na viagem.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) remarcou para o próximo dia 11 de julho a licitação do Trem-Bala que ligaria as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto é caro e ousado, e especula-se que o custo total dos 6 anos de obra seja algo em torno dos 50 bilhões de reais. Ninguém duvida que seria interessante termos uma alternativa para a ponte aérea mais procurada do Brasil. Mas será que na atual conjuntura, essa seria a real necessidade dos dois grandes centros envolvidos?

Veremos qual será o próximo capítulo desta novela. Infelizmente, só temos a certeza de que não teremos as obras concluídas para as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário