quarta-feira, 25 de maio de 2011

Engenharia de Manutenção

A competitividade dos mercados fez com que os gestores das plantas industriais refletissem sobre a diminuição das paradas das máquinas para continuar aumentando a produção. Neste instante, a manutenção dentro dos processos industriais toma grande importância, pois os industriais, pensando nos lucros e nas perdas, passaram a fazer a seguinte pergunta: como encontrar o ponto ótimo entre manutenção e produção?

Por definição, a Engenharia de Manutenção aplica seus conceitos para otimizar os equipamentos, os processos e os orçamentos, de modo a alcançar uma melhor manutenibilidade, confiabilidade e disponibilidade dos ativos. E gerir ativos nada mais é que gerir a planta.

Um Engenheiro que se especializa em manutenção busca interpretar os diferentes índices das máquinas e dos processos, tornando-os mais eficientes e consequentemente mais lucrativos. Estudar a saúde de um sistema a partir das premissas da manutenção é uma boa alternativa para os Engenheiros que procuram conciliar os conceitos técnicos e os de gestão. Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário