sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tentativas de "enlatar" o ser humano.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,no-rs-alunos-levam-ate-cobertor-a-escola-de-lata,753980,0.htm
Uma solução atual para reduzir custos com obras, otimizar espaços e reduzir prazos de entrega, é a construção de containers (cabines de material metálico) substituindo a velha alvenaria. Claro que em alguns casos isso é pertinente, acompanhado de um bom sistema de refrigeração, de um bom sistema de isolamento acústico. Mas estão trocando tudo de alvenaria por grandes latas mal acabadas. Exemplos são as UPAs (unidade de pronto atendimento) no Rio de Janeiro e as famosas "escolas de lata" criadas em São Paulo no governo Marta Suplicy (PT).

Um dos papéis do CREA é fiscalizar estas construções e fomentar pesquisas, concursos, e outros para o desenvolvimento de projetos eficiêntes nesta área. Será que isto está acontecendo?

Temos sempre que pensar se os locais que estamos projetando, ou estamos comprando o projeto, será ocupado por pessoas, especialmente se forem crianças, idosos e enfermos, cuja sensibilidade aumenta. O papel do engenheiro é sempre levar soluções que melhorem o bem estar da sociedade, sem esquecer de reduzir custo, reduzir prazo e otimizar espaços. Reduzir qualidade é sinal de insucesso de um projeto e falha do engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário