segunda-feira, 4 de julho de 2011

Não tem troco, mas que tristeza – Vergonha publicitária da Visa

Já faz um tempo que a rede de cartões de crédito Visa lançou uma nova linha de marketing onde a palavra chave em inglês é “GO”, que em uma tradução livre seria algo como “VAI”.

Até ai não teria problema nenhuma a campanha publicitária. Entretanto, a campanha deslancha em uma musiquinha cantada e tocada por um simpático trio musical estilo mexicano onde a mensagem central é que pagar sua conta em dinheiro é uma tristeza, pois lojista não tem troco. A propaganda é tão absurda que chega ao cúmulo de dizer que ou você leva o troco em balas ou vai ter que esperar um “século” para receber seu troco.

Não é de hoje que a cultura brasileira despreza as moedas, peças metálicas. É muito comum nas lojas brasileiras que os trocos nos centavos sejam ignorados. Essa cultura é péssima, pois a valorização da moeda passa não só pela parte econômica, mas também pela psicológica. Fazer valer o acordo firmado, preço do produto, nos centavos é uma obrigação civil.

A campanha publicitária da Visa é vergonhosa pois discrimina as pessoas que pagam em dinheiro e esperam receber seu devido troco. Gostaria de ver a repercussão da mesma propaganda nos EUA, onde os trocos são sempre dados nos centavos.

Sei que o tema não tem nada diretamente haver com engenharia, porém se queremos crescer como país e estado temos que nos opor a ações de multinacionais que vêem ao Brasil fazer campanhas publicitárias que não teriam coragem de fazer em seus países sede. Uma engenharia nacional forte se faz através de um país com identidade forte.

Um comentário:

  1. Concordo com a linha de raciocínio do pensamento, mas.para fazer um contraponto interessante, a campanha é útil para "educar" os lojistas quanto à aceitação do plástico (cartão de credito ou debito) para pagamentos de valores tidos como baixos.

    Muitos estabelecimentos ainda mantêm o hábito - ilegal, diga-se de passagem - de condicionar o pagamento a um valor mínimo, o que atrapalha pessoas que, como eu, não possuem nenhuma afeição ao dinheiro "físico". O lojista não tem que dar troco em bala, isso é errado, mas é obrigado a aceitar que eu pague, por exemplo, R$ 2,00 no débito caso exista essa forma de pagemento.

    ResponderExcluir