quinta-feira, 30 de junho de 2011

Proibida a venda de aparelhos elétricos com plugue antigo.


O que todos já estavam sentindo na pele ao comprar plugues para as suas residências agora já é oficial. O Inmetro começa a fiscalizar a partir de amanhã o novo padrão das tomadas, como se pode conferir no link acima.
 O Inmetro, órgão responsável pela padronização, acertou quando decidiu criar um modelo de tomadas para o Brasil. O que impressiona é criar um modelo que não seja compatível com praticamente nenhum outro lugar do mundo. Sabe aquela história do porque facilitar se podemos dificultar...
Por que não foi mantido o modelo que tinha maior compatibilidade? Aquele de três pinos que aceita o modelo americano também. Qual o problema de seguir um padrão americano? O melhor, qual o problema de se adequar a um padrão americano também?
A partir de hoje teremos que viajar pelo mundo com adaptadores e os turistas que vierem ao Brasil terão que arrumar adaptadores também. Esta aí um mercado em ascensão, adaptadores de tomada. Tanto é que é vendido por camelos em qualquer esquina do centro do Rio.
O pior são as desculpas do Inmetro para justificar o novo tipo da tomada. "O índice de acidentes, principalmente choques elétricos e incêndios, era muito alto". Primeiro que a questão de incêndios tem haver com a qualidade dos materiais das tomadas e não com o padrão dos pinos. Agora, o pior de tudo é dizer que vai diminuir os choques elétricos. Como assim? Só uma pessoa com dedos de elefante não conseguiria enfiar um dedo na tomada desse novo modelo.

3 comentários:

  1. O padrão que o Brasil adotou não foi um padrão próprio. Ele é o chamado "padrão internacional", já adotado, por exemplo, na Suíça. E nem sempre, um padrão "mais usado" é tecnicamente o melhor. Um bom exemplo é o das TVs, onde o Brasil adotou o PAL-M porque tanto o NTSC quanto o PAL europeu eram sistemas piores. Na TV digital, idem. Pegamos o padrão japonês, aperfeiçoamos e agora o Japão já usa nosso formato, que agora é o ISDB-Ti (De "internacional")


    Toda padronização traz problemas à época de sua adesão obrigatória. No começo é ruim, mas daqui a uns 10 anos ninguém vai lembrar mais disso...

    ResponderExcluir
  2. Entendi.
    O Brasil adotou então o esperanto das tomadas...

    ResponderExcluir
  3. Mais ou menos. O Brasil adotou o padrão que, em tese, seria obrigatório na Europa e foi definido pelo IEC.

    Agora, se quiser saber mais a respeito, dá uma olhada nesse site aqui da Wikipedia, com todos os padrões usados pelo mundo afora... Existe uma verdadeira "salada" deles por aí...

    http://en.wikipedia.org/wiki/AC_power_plugs_and_sockets

    ResponderExcluir